Login

Recuperar password

A importância de verificar o Rótulo dos Alimentos

25
Mar
0 comentários
partilhar
Um estilo de vida saudável e equilibrado requer alguns cuidados com a alimentação. Um destes cuidados (uma acção simples, mas que faz muita diferença) é analisar o rótulo dos alimentos antes de comprá-los.

Os rótulos dos alimentos contêm um conjunto de elementos identificativos que permitem perceber se os produtos que compramos são ou não saudáveis e o verdadeiro conteúdo que acarretam.

Na lista de ingredientes, por exemplo, é possível "ler" quão natural um produto é, já que ali devem aparecer as informações de todos os aditivos químicos, entre conservantes, corantes, etc. e em que percentagens aparecem. Se está a comprar um sumo de laranja e o ingrediente que aparecer primeiro não for "laranja", desconfie. Os ingredientes estão colocados por ordem decrescente de quantidade.

Já, na tabela nutricional, vemos exactamente a quantidade de gorduras, açúcares, sódio, hidratos de carbono e outros elementos relevantes, inclusive, em alguns casos, nutrientes benéficos presentes num alimento.
Fique sempre atento aos:

- GMOs:
GMOs é a sigla para alimentos geneticamente modificados.
Os fabricantes muitas vezes alteram o DNA de alguns alimentos para melhorar o tamanho, a produção e até o sabor. Essa intervenção gera polêmica, já que não sabemos se há consequências para o corpo humano ou para o ambiente.

- GORDURAS TRANS:
Gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação. Algumas carnes e leites já possuem essa gordura naturalmente, mas em pequena quantidade. A indústria alimentar utiliza este tipo de gordura no intuito de melhorar a textura e aumentar o prazo de validade de certos alimentos.
A gordura trans é uma grande inimiga da alimentação saudável, pois não é facilmente sintetizada pelo organismo. Seus prejuízos à saúde envolvem o aumento do colesterol LDL e o ganho de gordura localizada.

- SAL:
O consumo de sal em excesso é uma das causas para o agravamento da hipertensão arterial, o principal factor de risco das doenças cardiovasculares. A Organização Mundial de Saúde aconselha um consumo de sal inferior a 5 g por dia.

- AÇÚCARES:
O açúcar pode aparecer “disfarçado". O seu nome pode variar entre açúcar invertido, mel, xarope de milho, glicose, xarope de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, dextrose, polidextrose, maltodextrina e extracto de malte. O seu consumo em excesso é associado ao aumento do risco de problemas como cáries, diabetes, obesidade, colesterol alto, pressão alta e trombose. A recomendação da OMS de consumo de açúcar por dia é de 25g.

- ALERGÉNIOS:
Os ingredientes que provoquem alergias ou intolerâncias (alergénios), como glúten e lactose, por exemplo, devem ser indicados na lista de ingredientes por uma grafia que a distinga dos restantes, geralmente em negrito.

Nunca se esqueça, a leitura dos rótulos é um aliado na hora da escolha consciente do que vai para a mesa. A nossa recomendação é: Opte sempre pelos alimentos descritos como 100% naturais ou feitos com ingredientes 100% naturais.

Fontes: Vida Ativa, Dietwin, DN Notícias, Terra, Natue,
  • Escrito por: INIŪ
  • your true nature
0 comentários
partilhar

comentários (0)

Sem comentários neste artigo

viva mais

viva melhor

o melhor por si

o melhor em si

o que diz quem já experimentou...

  • Adoro o sabor e a textura de cada sumo! São perfeitos quer para começar o dia cheia de energia, como também em situações em que preciso uma dose extra de força já no final da tarde e ainda há muito trabalho para fazer.

    • Ana Cristina Guilherme
    • Brand Alchemist
  • Com o objetivo de aumentar a minha resistência e força para correr maratonas procurei a melhor forma de ingerir proteína de forma natural e saborosa , o sumo Pré-treino da Iniu dá-me uma boa dose de proteína natural e isso reflete-se na minha corrida .

    • João Gouveia
    • CEO & FOUNDER
  • Sou fan de desporto, todos os dias treino e por isso sei como é importante após o esforço físico ajudar o corpo a repor os seus níveis para estar em equilibrio como também ajudar as células a assimilar toda a boa energia que precisam

    • Catarina Sabido
    • Press & Communication
  • "Tenho uma vida profissional intensa, 3 filhas e adoro praticar desporto! Nem sempre é fácil conciliar tudo… Com o sumo INIU ENERGÉTICO ganhei finalmente mais energia, todas as manhãs, para abraçar os meus desafios diários."

    • Joana Borralho de Gouveia
    • Executiva
  • Recomendação obrigatória! Estou rendida, finalmente encontrei a solução para a minha falta de paciência para um bom pequeno almoço. Agora em segundos tenho o pequeno almoço mais completo de sempre! A INIU chegou para facilitar a nossa vida. Antes e depois do treino... Enfim uma vasta linha que todos deviam experimentar e comprovar!

    • Diana Jardim Abecassis
    • Lisboa
  • Estes sumos – já os provei todos – são maravilhosos, sobretudo para começar o dia. Desde que tomo ao pequeno almoço os sumos Iniu, consigo ter uma 1º refeição do dia pouco calórica mas muito saudável e energética. Qualquer dos sumos, apesar de ter todos aqueles ingredientes que muitas vezes não têm paladares muito agradáveis, tem uma combinação fantástica que resulta num sabor ótimo. Eu sou fã em particular do Anti-Celulite. Mas o melhor de tudo é que basta tirar do congelador 15 minutos antes , juntar água e bater na centrifugadora: Mais prático, rápido e fácil não há. Parabéns à equipa !

    • Madalena Burnay
    • Lisboa
  • "Achei os sumos um excelente substituto para um snack a meio da manhã ou para um lanche - são saudáveis, saborosos e deixam uma pessoa facilmente saciada."

    • Raquel Dias
    • Lisboa
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.