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Portugal em 22º no ranking de países mais saudáveis do mundo

8
Mar
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O índice Bloomberg Healthiest Country, uma fonte de dados reconhecida mundialmente, publicou os seus resultados para 2019 e Portugal ficou na 22.ª posição no ranking, entre 129 países. A nossa pontuação foi de 83,1 pontos numa escala de 100.

À nossa frente e apontado como o país mais saudável do mundo, com 92,7 pontos está a Espanha, a nossa vizinha. As variáveis que contribuíram para o resultado foram:

- Crescimento na esperança média de vida
- Cuidados médicos eficientes
- Água potável de boa qualidade disponível na rede pública
- Taxa reduzida em obesidade e tabagismo.


A alimentação saudável pode ter bastante influência nos resultados deste e de outros índices do mesmo género. Portugal, assim como a Espanha, adotam a dieta mediterrânea que utiliza o azeite extra virgem, considerado um alimento rico em nutrientes, como base para muitos pratos. Ponto positivo para nós!

Mas de que outras formas podemos ter uma alimentação saudável? A seguir, deixamos 4 dicas fáceis que pode adotar para ter mais saúde nos seus pratos.

1. CONSUMIR DIARIAMENTE FRUTAS E VEGETAIS
É nesses alimentos que encontramos a maior parte de minerais, vitaminas, compostos bioativos e fibras que o corpo necessita.
Um estudo recente com mais de 2 milhões de pessoas e publicado no International Journal of Epidemiology, apontou que o consumo diário de 800g de frutas e vegetais estariam associados à redução de 31% no risco de morte prematura, 24% no risco de cardiopatias, 33% no de derrames e 28% no de doenças cardiovasculares.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 400g/dia de frutas e vegetais. A variedade também é um componente importante, o ideal é ter uma seleção variada destes alimentos ao longo do dia.

2. COMER APENAS CARNES MAGRAS
A OMS recomenda que o consumo de carnes vermelhas não deve ultrapassar as 300g/semana e que se deve dar primazia a carnes mais magras, retirando a pele e a gordura aparente. A maioria das carnes vermelhas é considerada carne gorda por possuir um elevado teor de gordura saturada, o principal contribuinte para o aumento dos níveis de colesterol LDL.
Então quais são as consideradas carnes magras?

- O frango, desde que não tenha pele ou gorduras aparentes.
- Alguns cortes de carne de porco como pernil e lombo são considerados magros.
- E principalmente, os peixes, ricos em ómega-3.


3. REDUZIR A QUANTIDADE DE AÇÚCAR
O açúcar, base de muitos produtos alimentares, como refrigerantes, por exemplo, é prejudicial se consumido em excesso. Além disso, fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois não contêm vitaminas nem minerais.
O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, surge associado ao aumento do risco de problemas como cáries, diabetes, obesidade, colesterol alto, pressão alta e trombose. A recomendação da OMS de consumo de açúcar por dia é de 25g.

4. REDUZIR A QUANTIDADE DE SAL
Assim como o açúcar, o sal em excesso, pode ser um grande vilão para a saúde. O valor máximo recomendado pela OMS é de apenas cinco gramas/ dia.
O sódio, maior componente do sal, é o responsável pelo controlo do volume dos nossos líquidos corpóreos e pela regulação da pressão arterial. É, portanto, fundamental para o funcionamento do corpo. No entanto, o seu consumo excessivo, pode originar problemas graves, como a hipertensão arterial e deficiências renais.

Para além destas 4 recomendações, é extremamente importante verificar e decifrar o rótulo dos alimentos. Veja o nosso próximo post sobre análise de rótulos de alimentos.

Em resumo, encher o seu prato de ingredientes naturais – frutas e vegetais - é sempre a melhor opção, A natureza oferece-nos tudo aquilo de que necessitamos com a quantidade certa de sal, açúcar e nutrientes importantes. Basta saber aproveitar.

Fontes: Diário de Notícias PortugalDiários MVida Ativa PTTua SaúdeMundo EducaçãoDecoproteste
  • Escrito por: INIŪ
  • your true nature
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